domingo, 29 de abril de 2012

PH - MINERAIS - HOMEOSTASE





pH (potencial de Hidrogênio) é a medida da acidez ou alcalinidade de uma solução- a relação entre íons positivamente carregados (acidificantes) e íons negativamente carregados (alcalinizantes). O pH de qualquer solução é a medida de sua concentração de íons Hidrogênio.

Quanto maior o índice do pH, mais alcalino e mais rico em Oxigênio o fluido é. 

Quanto menor o pH, mais ácido e pobre em Oxigênio é o fluído. O pH varia de 0 a 14, sendo 7 o índice de neutralidade. 

Tudo acima de 7 é alcalino, e abaixo de 7 é considerado ácido.

O sangue de uma pessoa sadia deve ser levemente alcalino (7,35 - 7,45)

Se o pH do sangue se move para baixo de 6,8 ou acima de 7,8 o corpo tem que fazer um esforço para equilibrar o pH.

Dos fatores que causam a diminuição do oxigênio nas células, a deficiência de minerais é o mais grave e também, o mais negligenciado nos dias de hoje.

Esse esforço para alcançar o equilíbrio tornando o pH alcalino pode debilitar o corpo de substancias minerais alcalinas como sódio, potássio, magnésio e cálcio. 

O corpo acaba "emprestando" esses minerais de órgãos vitais e dos ossos para neutralizar o excesso de acidez. Com o tempo, se essa acidez não for tratada, a pessoa tende a ter doenças crônicas e degenerativas.

Os alimentos, depois de digeridos, podem dar origem a álcalis ou ácidos. O sangue tem pH que varia de 7,35 a 7,45. Faixa de pH que indica alcalinidade. É nessa faixa que ele mantém o equilíbrio para desenvolver bem sua função (transportar os nutrientes).

Qualquer mudança mais para a alcalinidade ou mais para a acidez afeta o metabolismo e o funcionamento de todo o organismo.

Conclui-se, portanto, que, se os alimentos consumidos contribuírem para manter o pH alcalino do sangue, ajudando para que ele desempenhe suas funções (entregar nutrientes para todas as células), sem acarretar desequilíbrio no metabolismo. 

Em contrapartida, se os alimentos consumidos contribuírem para acidificar o sangue, haverá necessidade de adaptação para cumprir sua função. Essa adaptação, chamada de homeostase, exige maior gasto de energia pelo organismo, alteração do metabolismo e, conseqüentemente, gera estresse.

 - A maior parte das pessoas acometidas de câncer apresenta um pH no tecido de 4,5. Esse ambiente é pobre em oxigênio e muito propício para instalação de câncer. 

Dr. Otto Warburg da Alemanha duas vezes laureado, ganhou o seu primeiro prêmio Nobel pela descoberta de que o câncer se desenvolve em ambiente de menor quantidade de oxigênio e esse ambiente é criado quando o pH é baixo.

- Quando o pH do sangue está baixo, as gorduras são aderidas às paredes das artérias causando doenças do coração.

- As doenças causadas pela tireóide é resultado da deficiência do mineral iodo e esse elemento só é absorvido pelo organismo quando está com o pH ideal. No livro da Hulda e do McKenna é muito bem colocada essa situação ph baixo = doenças Por isso, na sociedade atual é freqüente encontrar pessoas com doenças da tireóide, porque atualmente são valorizados os alimentos que proporcionam ao organismo um ambiente de pH baixo.

A maioria dos alimentos processados são acidificantes. É aconselhado se evitar alimentos processados, doces ou carboidratos simples, não apenas porque eles são acidificantes, são também pobres em nutrientes, elevam o índice de açúcar no sangue e estão carregados de elementos tóxicos conservantes, corantes.....Muito corajosa a colocação desses itens nos livros da Hulda e no livro do Dr Marcio Bontempo.

Em resumo, estando o pH do sangue abaixo da normalidade 7,4, o organismo está propenso a todos os tipos de doenças do coração, fadiga crônica, alergias além de todas as doenças causadas por vírus, bactérias e fungos. Observe novamente a importância do uso da ELETROTERAPIA - GFU e o focar no pH

Os sais minerais são os mais potentes modificadores do pH dos nossos líquidos corporais, funcionando como instrumentos de manutenção da saúde celular, alcalinizando ou acidificando, conforme a necessidade do organismo. 

Cálcio, zinco, ferro, magnésio, sódio, potássio e manganês são fortes alcalinizantes e atuam como elementos energizantes e neutralizadores.

Fósforo, enxofre, cloro, iodo, bromo, flúor, cobre e sílica são poderosos agentes acidificantes. Todos eles são necessários à saúde humana, mas precisam estar em equilíbrio para que o pH resultante seja, como vimos, levemente alcalino.

Semelhantes aos minerais, as emoções, os sentimentos, a agitação mental e física também têm potencial para alcalinizar ou acidificar partes do organismo em questão de frações de segundos.

Assim, o estresse tende a acidificar o sangue, e a acidez do sangue é um fator negativo, porque provoca mais estresse. Pronto! Instalou-se um círculo vicioso negativo: estresse gera mais estresse.

Uma das colocações mais comum de usuários do GFU que acompanhamos é: Estou dormindo melhor, me sinto mais tranquilo, dores nas costas acabaram isso me deixa menos estressado, não me sinto mais tão irritada e impulsiva...uma das usuárias que nos chamou a atenção há 2 anos atras foi por ter adquirido o GFU para sua neta diabética e resolveu usar. Após 4 sessões completas (menos de 1 mês de uso) ela ligou e contou que tomava remédio para dormir há 11 anos e sempre depressiva. Toda feliz contou que estava acordando cedo, toda animada e que o médico resolveu retirar o remédio e que estava ótima. Faz o GFU até hoje e continua ótima e brinca: O GFU deveria ser divulgado como um método para se sentir feliz!!

Um organismo acidificado tende a manifestar sentimentos, emoções e reações "ácidas". A raiva, inveja, ansiedade, ciúme, excesso de julgamentos e críticas, exercícios físicos obsessivos, competições, calor em excesso, desidratação, etc.  induzem à acidificação do organismo em questão de segundos. Ação e reação.

Ao contrário, é comum ao organismo devidamente alcalinizado compartilhar frequências, sentimentos e emoções prazerosos. Afetuosidade, compaixão e compreensão são estados típicos de um corpo em harmonia metabólica, sereno e pacífico.

 Assim, o estado meditativo ou de oração, a vivência do amor, bom humor, do belo, do positivismo, da verdade e do prazer de estar vivo podem ser considerados "alimentos" de grande potencial alcalinizante. Estas emoções, por sua vez, alcalinizam o sangue. Pronto! Instalou-se um círculo vicioso positivo. É uma mudança total na vida da pessoa. Gostoso compartilhar e receber os e mails contando sobre essa melhora. O retorno da vontade de viver.

Um pH ácido pode ocorrer devido a uma dieta acidificante, estresse emocional, sobrecarga de toxinas dos alimentos, do ar dos produtos de limpeza e os produtos pessoais ( vale ler os rótulos e os ingredientes dos produtos que vc. coloca no seu corpo - shampoo- condicionadores, desodorantes em spray, perfumes, tintas de cabelo...), e/ou reações do sistema imunológico ou qualquer processo que dificulte as células de absorver oxigênio ou outros nutrientes. O corpo tentará compensar o pH acídico usando minerais alcalinos. Essa atitude do corpo é uma forma que ele encontra para manter o equilíbrio, mas ele está retirando dos órgãos. Em alguns casos  a alimentação é até bem adequada contendo esses minerais mas o corpo já não consegue aproveitar os nutrientes e ocorrerá uma acidificação celular. A Acidose pode causar os seguintes problemas: Interessante que é uma lista bem semelhante a encontrada nos sintomas causados pelos parasitas nos livros da Hulda, do Mc Kenna, da Sonia Hirsch, Dr Barcellos entre tantos outros profissionais da área da saúde.
Dano cardiovascular.
Ganho de peso, obesidade e diabetes.
Problemas da bexiga.
Pedras nos rins.
Deficiência imunológica.
Aceleração do dano por radicais livres.
Problemas hormonais.
Envelhecimento prematuro.
Osteoporose e dor nas juntas.
Dores musculares e aumento do ácido lático.
Baixa energia e fadiga crônica.Digestão e eliminação lentas.
Aumento de fermentações e fungos.
Falta de energia, fadiga.
Baixa temperatura corporal.
Tendencia a contrair infecções.
Perda de iniciativa, prazer, e entusiasmo.
Tendencias depressivas.
Exaustão rápida.
Compleição pálida.
Dores de cabeça.
Inflamação da córnea e pálpebras.
Amolecimento e dolorimento nos dentes.
Gengivas sensíveis, inflamadas.
Úlceras estomacais e da boca.
Fissuras no canto dos lábios.
Excesso de ácidos no estômago.
Gastrite.
Unhas finas e quebradiças.
Cabelos secos, quebradiços e queda.
Pele seca.
Irritação da pele.
Câimbras nas pernas.

A preocupação da medicina preventiva com o equilíbrio do pH surgiu a partir do trabalho do médico americano William Howard Hay.

Seguindo a trilha aberta pelo dr. Hay, outro médico norte-americano, o dr. Theodore A. Baroody, publicou o livro Alkalize or Die (Alcalinize ou morra), no qual reafirma a teoria de seu colega. "Os incontáveis nomes de doenças realmente não importam. O que realmente importa é que elas todas vêm da mesma causa-raiz: excesso de resíduos ácidos no organismo", diz.

O QUE DIZEM OUTROS ESPECIALISTAS:
- O organismo tem que preservar a alcalinidade do sangue para poder manter-se saudável.
- O pH de uma pessoa saudável está na faixa de 7.1 a 7.5, portanto alcalino.
- A hiperacidez precede e provoca a doença.
- O corpo sucumbe à desordem física quando seus próprios dejetos tóxicos ácidos se acumulam até o ponto onde a resistência orgânica é vencida e o corpo torna-se susceptível às doenças degenerativas.
- "Todas as doenças são meramente o ponto-final de uma progressiva saturação ácida”.
- Sintomas da hiperacidez: São em geral sinais de desgaste e da descompensação corporal.

- Muitas vezes as pessoas não entendem por que alguns tratamentos não dão resultados? A causa básica fundamental é porque há excessiva acidez corporal, gerando diminuição na resposta vital orgânica. Vamos usar o GFU, beber bastante água ... já é um bom começo!!!

É comprovado que em uma sessão com o GFU o sangue fica praticamente limpo dos invasores que intoxicam e acidificam. Mas é necessário a constância - fazer a aplicação 1 dia sim e 2 não e nos tempos indicados: 7 minutos - intervalo de 20 minutos - 7 minutos - intervalo de 20 minutos - 7 minutos. Algumas pessoas gostam de fazer mais um intervalo de 20 minutos e mais 7 minutos.

Fazer 1 dia sim e 2 não: Os exames feitos nos hospitais e no acompanhamento dos usuários comprovou que após 3/4 dias eles reaparecem.

O GFU não acessa os parasitas que ficam dentro dos órgãos ( isso acarretaria numa abertura das paredes das células ) então enquanto eles estiverem nos órgãos existe a desova. Com a constância de uso, eliminando sempre os parasitas, bactérias, fungos e metais pesados o corpo vai recobrando seu sistema de defesa natural e recomeça a fazer sua função.

-Todas as doenças degenerativas estão associadas com a hiperacidez corporal. Todas as formas de artrite estão associadas com o excesso de acidez. Recebemos vários e mails com BOAS notícias de usuários do GFU em relação a artrite. 

A hiperacidez compromete a calcificação de dentes e ossos.
- Segundo os pesquisadores japoneses, dejetos tóxicos ácidos que se compactam, convertem-se em colesterol, ácidos graxos, ácido úrico, pedras nos rins, uratos, fosfatos, sulfatos, produzindo um grande número de enfermidades. 

Com isso, geram obstrução no sistema circulatório, provocando circulação sanguínea deficiente, incapaz de realizar a suficiente perfusão sanguínea nos diversos órgãos.

- Mary C. Hogle afirma em seu livro: Comidas que alcalinizam e curam:

“Quando o corpo chega aos limites de tolerância em termos de hiperacidez tóxica, tanto o sistema digestivo como os outros tecidos iniciam um processo de limpeza que pode assumir diversas formas: diarreia, dores de cabeça, gripes, erupções cutâneas, abscessos, furúnculos, reumatismo, inflamações de diversos órgãos, catarata, febre e outros sintomas identificados em sua grande maioria como doenças agudas. Porém isto tem uma causa única: A HIPERACIDEZ ”As vitaminas, minerais e oligoelementos ingeridos não são úteis se há um excesso de resíduos ácidos no corpo. "

Confirmando o que foi colocado acima : o corpo não consegue absorver os nutrientes.

 Atualmente temos muitas literaturas que falam sobre e comprovam essa realidade que Dra. Hulda descreve com tanta clareza em seus estudos e coloca em seus livros.

O equilíbrio ácido-básico é fundamental para a saúde. A hiperacidez é provocada principalmente pela alimentação incorreta e consumo de água ácida, estresse emocional, sobrecarga tóxica causada por agentes externos e internos como os parasitas, reações imunológicas ou qualquer processo que prive as células de oxigênio e outros nutrientes. O corpo tenta compensar a hiperacidez utilizando minerais alcalinos, como já colocado acima, fazendo que haja diminuição destes minerais o que gera mais hiperacidez celular.


- Na maioria dos casos as pessoas comem compulsivamente porque tem sede, porque suas células estão desidratadas, mas por um equívoco, a pessoa interpreta como fome, e fica claro que comer não pode saciar a sede, pelo contrário, gera mais necessidade de água.

- As pessoas precisam de alimento vivo, integral e alcalino. Precisamos comer alimentos vivos e integrais para reverter os efeitos de muitos anos de alimentação inadequada. E infelizmente a maioria das pessoas não possui a determinação para suplantar seus maus hábitos alimentares
Sobre essa colocação penso um pouco diferente...a pessoa quer sim melhorar, mas toda mudança requer energia. E uma pessoa intoxicada ela tem fadiga, cansaço e falta da vontade. Com a eliminação dos "hóspedes - invasores" ela vai readquirir sua energia, sua força, seu ânimo. Quando coloco que parede que as pecinhas vão se encaixando...uma dela é essa. Quando se faz a radiestesia de uma casa, retirando tudo o que não é dela ( energias telúrica, de memória, emocionais, de doenças, brigas etc.) a energia fica equilibrada e os moradores passam a ter mais clareza o que realmente pertence a eles. Costumo brincar: Pensa bem pois o que ficar é seu mesmo. rs . Essa é uma limpeza da casa. O GFU promove uma limpeza do seu físico - sua primeira morada.

Vamos pensar melhor sobre isso ? Poxa, por que o intestino irritado? Dra. Hulda fala sobre bactéria e fungos que causam azia, má digestão, úlceras... que são exterminados com o uso do GFU e de modo simples - usando 1 dia sim 2 não e em alguns casos dia sim e dia não...Veja Tópico SOBRE o GFU- seu uso é MUITO fácil. Você pode usar em qualquer local . É um aparelho pequeno que cabe no bolso....



Uma simples azia, pode virar uma úlcera que pode virar um tumor ...e aí fica mais difícil de tratar. Perceba como o corpo fala!!! Poxa, uma azia é uma azia...ele está avisando...

- Se o pH do seu corpo não estiver alcalino, você não conseguirá assimilar efetivamente as vitaminas, minerais e suplementos alimentares. O pH do seu corpo afeta tudo. O corpo tem que ter um pH equilibrado

Segundo o Geólogo Solon Barroso Barreto:
A água para ser de boa qualidade e boa para a saúde tem de ter um pH entre 7,0 e 7,5.Um pH levemente alcalino do sangue aumenta a oxigenação das células e a imunidade, uma vez que, vírus e bactérias precisam de um meio ácido para sobreviver. Assim como o fogo precisa de oxigênio para existir, os vírus e bactérias necessitam de um meio ácido para se manterem vivos.

Conclusão: Quando o pH do sangue está abaixo do normal, o organismo está propenso a qualquer tipo de doença. A sua água precisa ter o sabor da saúde! Fonte: Geólogo Sólon Barrozo Barreto.

- Dr. Otto Warburg, médico ganhador de dois prêmios Nobel, demonstrou que o câncer é anaeróbico, ou seja, que só se desenvolve na ausência de oxigênio. Demonstrou que ele tem dificuldades em se desenvolver em ambiente com pH alcalino, repleto de oxigênio. Warburg explica que a carência de oxigênio impede de completar adequadamente o processo de metabolismo celular, impossibilitando a criação de células saudáveis.

- Com essas condições, o sistema imune se desestrutura comprometendo a capacidade do corpo reagir aos ataques das células anormais. Se a carência de oxigênio permanecer crônica, o sistema imune vai se esgotando mais, favorecendo o surgimento de enfermidades, modificando o pH corporal que se torna mais ácido. Objetivos do aparelho GFU: oxigenar, fortalecer o sistema imunológico, ajudar no equilíbrio do pH desestressando o sistema e colaborando com o retorno da capacidade de captação dos nutrientes.

-Importância da nutrição mineral para a saúde e a prevenção de doenças - Dr. Marcio Bontempo

- Podemos ligar todas as doenças e todas as disfunções do organismo a uma deficiência mineral. (Dr. Linus Pauling)

- Podemos dizer que os minerais são os elementos mais importantes para o organismo, pois estão na base e na estrutura dos macronutrientes, como proteínas, gorduras, carboidratos e vitaminas que, sem eles não teriam função alguma.

- Pensamos muito em reposição de nutrientes, como proteínas, aminoácidos, vitaminas, mas não prestamos a devida atenção aos minerais, a não ser o ferro e o cálcio em situações especiais, como nas anemias e na osteoporose.

- Embora os minerais representem uma pequena parte do peso do corpo humano, são imprescindíveis para todas as reações químicas, com ênfase no processo de geração de energia a partir dos carboidratos, gorduras e proteínas, participando ativamente no crescimento, na manutenção da homeostase e na regulação de todos os processos orgânicos, atuando no âmago de todas as funções celulares.

- Dos cerca de 95 elementos químicos presentes na Tabela Periódica, há cerca de 50 nos tecidos e fluídos do organismo humano. Quatro desses elementos - carbono, oxigênio, hidrogênio e nitrogênio – representam por volta de 95% do peso total do corpo humano; o restante é constituído de minerais essenciais (4%), não essenciais (1%) e tóxicos, segundo a seguinte descrição:

Elementos constituintes – Carbono, hidrogênio, oxigênio e nitrogênio.
Macroelementos essenciais – Cálcio, fósforo, potássio, enxofre, sódio, cloro, magnésio, silício.
Microminerais ou oligoelementos – Ferro, zinco, cobre, manganês, iodo, molibidênio, cromo, selênio e cobalto.
Microminerais, ou oligoelementos possivelmente essenciais- Estrôncio, rubídio, vanádio, estanho, níquel, lítio, boro, germânio.
Minerais tóxicos – Alumínio, arsênico, bário, cádmio, chumbo, mercúrio e níquel.

Saúde pela Alimentação La definición de salud óptima no es simplemente la ausencia de enfermedad, sino un estado natural de energía, vitalidad, y sobre todo armonía con nosotros mismos y con la vida.
Cuando una persona alcanza su estado óptimo de salud, instintivamente sabe cómo comportarse para preservarlo. O corpo é sábio, sabe o que é bom e gosta de se sentir bem, se isso não vem acontecendo e você tem sentido vontade de comer alimentos impróprios ao seu corpo. Pare, reflita um pouco. Se seu corpo é sábio por que essas vontades? Dra. Hulda após anos de pesquisa identificou que as bactérias, virus, fungos, parasitas etc. é que nos dão essas vontades. Elas precisam de nosso pH baixo. Para elas é fantástico estarmos e estresse, depressão, dormirmos mal....para esses microorganismos isto é : tudo de bom!!!Esto hace que la persona opte voluntariamente por una alimentación y unos hábitos de vida sanos.
Nutrición ortomolecular significa proporcionarle a las células los nutrientes adecuados para que éstas funcionen lo mejor posible. Para entender mejor su importancia es necesario hacer un breve y sencillo repaso de bioquímica.

BIOQUíMICA DEL ORGANISMO
El Ser Humano está compuesto de unos elementos básicos: oxígeno, carbono, hidrógeno, nitrógeno y minerales. Es la determinada combinación de éstos, lo que forma los materiales "base" de cada una de las células del organismo y lo que le proporciona su característica de Ser Humano.
Por ejemplo, la combinación de:
Oxígeno + hidrógeno = Agua
Hidrógeno + carbono + oxígeno = Carbohidratos
Hidrógeno + carbono + oxígeno (en menor cantidad que los carbohidratos) = Grasa
Hidrógeno + carbono + oxígeno + nitrógeno = Proteínas
Ciertos minerales como el fósforo y el sulfuro también forman parte de algunas proteínas.
La frase "somos lo que comemos y lo que absorbemos" no podría ser más cierta

Células
La membrana exterior de la célula está compuesta principalmente de grasas y proteínas;
en el interior de la célula se encuentra un líquido (citosol o fluído intracelular) compuesto primordialmente de agua, pero también de proteínas, carbohidratos y grasas;
el núcleo, que contiene los genes y controla la actividad celular, contiene principalmente proteínas... Sin embargo, el hecho de juntar todos estos compuestos no crea un Ser Humano.
Para que esto ocurra hace falta energía y ésta se fabrica en el interior de las células (en la mitocondria) gracias a unas enzimas que para ser activadas dependen, a su vez, de vitaminas.
Esta energía es la que pone en funcionamiento la célula. Para que el cuerpo disfrute de una salud óptima, las células que lo forman deben estar sanas. Onde com essa explicação bem simples, percebemos a importãncia de uma boa alimentação. O uso doGFU,( limpando e exterminando os causadores dos resíduos tóxicos que ficam dentro de noso corpo abaixando nosso ph) mais uma boa alimentação nos faz chegar aonde tanto queremos - UMA BOA SAÚDE - uma boa alimentação é fácil quando estamos com equilíbrio(sem interferências dos microorganismos), pois teremos vontade de comer o que nosso corpo pede para seu equilíbrio. Falta vitamina C teremos vontade de alimentos que contém a vitamina C.

Así pues, éstas deben recibir agua, carbohidratos, grasas, proteínas, minerales y vitaminas, através de una nutrición óptima.

NUTRICIÓN ÓPTIMA
Un aspecto muy importante de la nutrición ortomolecular es respetar la individual bioquímica. Cada persona nace con una bioquímica determinada, la cual puede predisponerle al desarrollo de ciertas enfermedades o síntomas. Es por esto que no todo el mundo se beneficia de la dieta típica recomendada basada en ensaladas, frutas y agua fresca; algunas personas, por el contrario, se sienten mejor comiendo comida cocinada y bebiendo líquidos calientes.
Por ejemplo, una persona con candidiasis crónica se puede sentir peor al comer fruta; la que sufre de bajones de azúcar no suele tolerar bien la comida fría, como las ensaladas. Veja como uma candidíase interfere no modo de se alimentar. Muitas pessoas acreditam que a candidíase só acontece na vagina. Vale pesquisar...a candidíase crônica é muito mais comum do que pensamos e leva a inúmeros tipos de patologia. No livro do McKenna (ver tópico livros) ele coloca de forma simples sobre a Candida Albicans e sua relação com inúmeras doenças. Vale Ver.



un intestino irritable puede empeorar al consumir granos... Así pues, para conseguir una salud óptima es vital descubrir las necesidades individuales del organismo. Debido a esta individualidad bioquímica, es prácticamente imposible diseñar una dieta estándar saludable para todo el mundo, en general.


Sin embargo, sí se puede hablar de unos alimentos base para ayudar a mantener sano el organismo, los cuáles sirven de "cimiento" para construir un programa de nutrición ortomolecular a medida.
ALCALINIZE!! Tudo que os vírus, bactérias e demais microorganismos não gostam!
AGUA
CARBOHIDRATOS COMPLEJOS
FRUTAS
VEGETALES - Esta sustancia tiene, prácticamente, la misma composición molecular que la sangre humana, con la diferencia de que la clorofila se compone de moléculas de magnesio (las cuáles le dan su característico color verde), mientras que la sangre contiene moléculas de hierro (las cuáles le proporcionan su color rojo).
La clorofila, además, elimina bacteria y depósitos de toxinas, reduce inflamaciones, activa enzimas y aumenta la flora intestinal "buena".
Es importante comer un mínimo de 5 vegetales al día. Escoge siempre los de temporada. Por que? Porque o Universo também é perfeito ! É só observarmos em que época do ano temos naturalmente as fontes de vitamina C, por exemplo.
Tratemos as causas. Exterminemos as candidíases, os parasitas, os fungos .... Atentemos a uma boa água (com pH acima de 7), façamos o GFU pois afinal ele pode ser usado por quem não está ainda com doenças crônicas. Ele previne ... pois uma saidinha para almoçar fora ... aquela salada do restaurante ? Da onde vem o que comemos? Quanta reportagem sobre !!!



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.