domingo, 29 de abril de 2012

FORMOL, FORMALDEÍDO, ÁCIDO GLIOXÍLICO.

Segundo diversas pesquisas científicas o formol quando utilizado na forma líquida ou à vapor pode causar câncer. O formaldeído, nome científico do produto, foi utilizado como parte integrante de vários produtos para alisar os cabelos inadvertidamente, e teve seu uso cosmético proibido em 2009.
O formol tem cheiro forte e quando é inspirado causa irritação nos olhos podendo haver lacrimejamento excessivo e conjuntivite. O formol pode ainda causar irritação nas vias respiratórias, levando ao edema pulmonar e ao desenvolvimento de um câncer nestas estruturas. USE O GFU - LIMPE SEU CORPO ! LIMPE SEU SANGUE !
Ao inalar o formol as células do corpo que entram em contato com ele como nariz, laringe, traqueia e pulmões podem sofrer alterações significativas dando origem ao câncer.
Dor de cabeça, enjoo, vômito, tosse, diarreia, sangue nas fezes, dificuldade em urinar, danos no fígado, rins, coração e cérebro também são outras consequências que o uso indevido do formol pode trazer.
Referências Bibliográficas
  1. GONÇALVEZ RM; REZENDE RR; SIQUEIRA RC; GONÇALVES MM; BRANDÃO KS; MOTA MMS. Intoxicação exógena por formol. Acesso em Fev. 2012.
  2. MINISTERIO DA SAÚDE. AGÊNCIA NACIONAL DE VIGILâNCIA SANITÁRIA - ANVISA.Escova progressia, alisantes e formol. Acesso em Fev. 2012.
O formol faz mal ao cabelo e à saúde. O uso desta substância química em produtos cosméticos para alisar os cabelos ou fortalecer as unhas pode dentre outros males causar câncer.
O uso do formol foi proibido em 2009 depois de intensas pesquisas científicas que comprovaram que a substância era nociva à saúde mesmo quando utilizado em pequenas concentrações, mas ainda é possível encontrar quem o utilize para fins estéticos.
Os especialistas garantem que quando um indivíduo submete-se a um alisamento de cabelo com formol, este pode inicialmente mostrar-se muito eficaz, mas após algum tempo, o formol torna o cabelo mais poroso favorecendo a sua quebra, e deixa o cabelo totalmente sem brilho. http://www.tuasaude.com/formol-faz-mal-a-saude/

(formol). Altamente tóxico, esse composto tido como cancerígeno é utilizado em vários materiais de construção e também em móveis, vidros, espelhos, roupas, produtos para o cabelo e até no papel higiênico. 

 O formol foi classificado como carcinogênico (causador de câncer), de acordo com a Monografia nº 88 publicada pela IARC (Agência Internacional de Pesquisa do Câncer) em 2006.

 O formaldeído vem sendo adicionado a produtos cosméticos destinados a escovas progressivas com a finalidade de alisar os cabelos.

O governo americano definiu a substância formaldeído (base do formol), usada em alguns produtos para alisamento de cabelos, esmalte para unhas, perfumes e placas de madeira, como causadora de câncer. A Organização Mundial da Saúde (OMS) já classifica a substância como agente cancerígeno desde 2004. 

São várias as substâncias químicas que podem liberar formol. A que tem sido mais usada pela indústria cosmética se chama ácido glioxílico ou ácido formilfórmico.

O perigo do ÁCIDO GLIOXÍLICO 


- QUANDO AQUECIDO COM CHAPINHA OU SECADOR LIBERAM O FORMALDEÍDO QUE É O FORMOL NA FORMA GASOSA



Na tentativa de burlar cabeleireiros e profissionais da área, formuladores estão adicionando às fórmulas um produto chamado ácido glioxílico. Tal substância não é o formol e não confere odor ao creme. Até aí tudo bem. Porém, os formuladores sugerem que a aplicação deve ser seguida de aquecimento com chapinha ou escova para “melhor fixação” e com isso o ácido glioxílico se transforma em formaldeído e toda a ação dessa substância potencialmente perigosa é liberada. Portanto, o uso de alisantes contendo a substância ácido glioxílico é tão perigoso quanto o uso direto de formol.

Mulheres, para sua segurança verifiquem no rótulo dos produtos que estão sendo aplicados nas “escovas mágicas” se há ácido glioxílico na composição, para que o sonho de um cabelo liso pra sempre não encurte o seu “sempre”, se é que me entendem…

Referências e Bibliografia:
  1. Serban, Moldoveanu.  Pyrolysis of Organic Molecules: Applications to Health and Environmental Issues. New York: Elsevier. 2009 506 – 511.
  2. R. A. Back, S. Yamamo. The gas-phase photochemistry and thermal decomposition of glyoxylic acid. Canadian Journal of Chemistry. 1985, 63(2): 542-548, doi:10.1139/v85-088
  3. Georges Mattioda and Yani Christidis “Glyoxylic Acid” Ullmann’s Encyclopedia of Industrial Chemistry, 2002, Wiley-VCH, Weinheim. doi:10.1002/14356007.a12_495
  4.  Ip, H. S. Simon; Huang, X. H. Hilda, Yu, Jian Zhen. “Effective Henry’s law constants of glyoxal, glyoxylic acid, and glycolic acid”. Geophysical Research Letters 36 (1). doi:10.1029/2008GL036212

Leia mais em: http://cienciasetecnologia.com/acido-glioxilico-cabelos/#ixzz2r8QON24P

“Alguns fabricantes eles acrescentam substâncias que, quando aquecidas, com chapinha ou secador, liberam o formaldeído, que é o formol na forma gasosa”, explica a professora de toxicologia Nancy dos Santos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.