domingo, 22 de abril de 2012

DESODORANTES ou ANTITRANSPIRANTES - SUOR e sua importância

 O SUOR e sua importância:


DESODORANTES: Qual a diferença entre  ANTIPERSPIRANTES e  ANTITRANSPIRANTES

O suor tem uma função importantíssima, que envolve manter a temperatura corporal, porque quando ele evapora, o corpo é resfriado, ele também mantém a pele hidratada e  elimina metabólitos.
 

Antiperspirantes ou antitranspirantes são produtos que inibem ou diminuem a transpiração. A diferença entre desodorante e antitranspirante é que o primeiro serve para remover o odor das axilas, enquanto o segundo é responsável por reduzir a quantidade de suor produzido. Grande parte dos antitranspirantes funciona também como desodorante, porém a maioria dos desodorantes não atua como antitranspirante.
Os antitranspirantes possuem em sua composição sais de alumínio e derivados. Por este motivo, algumas pessoas questionam se estes compostos em contato com o corpo propiciariam o desenvolvimento de câncer de mama. Outra associação refere-se ao fato de que a maior incidência da doença ocorre no quadrante superior da área do peito, local utilizado para aplicação do produto, onde estão localizados os nódulos linfáticos.
Tomando-se como referência o parecer da American Cancer Society sobre este assunto, é possível que alguns Antiperspirantes  possam irritar a pele e que não é raro o desenvolvimento de uma infecção chamada hidradenite supurativa, que se inicia na glândula sudorípara na axila ou região inguinal. Esta infecção pode levar à bacteremia (bactérias na corrente sanguínea) e choque se não tratado adequadamente. A depilação com lâmina pode agravar uma infecção axilar.
DESODORANTE
A finalidade do desodorante, como o próprio nome diz, é desodorizar, ou seja, acabar com o odor.
Isso é interessante quando nós passamos a conhecer a constituição de nosso suor.

O suor tem uma função importantíssima, que envolve manter a temperatura corporal, porque quando ele evapora, o corpo é resfriado, ele também mantém a pele hidratada e  elimina metabólitos. Além disso, ele não possui cheiro, pois é praticamente água (99%), o restante são íons como potássio, cloreto, sódio, amônio, ácidos carboxílicos de baixa massa molar, ureia e outros componentes.

No entanto, em nossa pele, existem bactérias que decompõem algumas substâncias do suor, produzindo outras de odor desagradável, principalmente ácidos carboxílicos.

Sabendo disso, o desodorante possui substâncias químicas, principalmente o triclosan.
Os desodorantes podem também apresentar outros componentes, como álcool e essências. Por isso, a exposição ao sol da axila com desodorante (ou com qualquer produto que contenha álcool) pode provocar manchas e o escurecimento da pele.
ANTITRANSPIRANTE
O principal componente ativo dos antitranspirantes é o cloridrato de alumínio, cujos cátions Al3+coagulam as proteínas, formando estruturas bloqueadoras que provocam o fechamento dos dutos das glândulas sudoríparas, reduzindo a produção do suor. Por causa disso, existe o risco de obstrução dos poros e inflamação da glândula. Algumas pessoas podem apresentar ainda irritação a componentes derivados do alumínio.
Recentemente, informações têm sido divulgadas dizendo que esses sais de alumínio e seus derivados usados em antitranspirantes estariam causando câncer de mama nas mulheres. A explicação que seria dada para isso é que o alumínio pode ser absorvido pelo organismo e se acumular.

Agora, quanto ao tipo mais adequado para cada pele, necessidade e gosto, veja as dicas abaixo:
1. Creme: É o que mais hidrata a pele, por isso, se você depila as axilas com lâmina, essa é a melhor opção;
2. Roll-on: Esse tipo de desodorante não é muito indicado por ter contato direto com a pele, podendo ser contaminado;
3. Spray: No caso de desodorante ou antitranspirantes spray, eles se apresentam na forma líquida podendo causar ardência na pele;
4. Aerosol: É o que seca mais rapidamente de todos, mas, além de poder causar irritação na pele, manchas nas roupas, o líquido dele vem sob forte pressão combinado com gases. Aí que mora o maior perigo: temos de tomar cuidado para que o desodorante ou antitranspirante em aerosol spray que compremos não contenha os gases CFCs (clorofluorcarbonos), pois eles são gases poluidores que agravam o problema do efeito estufa e do aquecimento global.

Uma informação importante também é que se usarmos substâncias básicas como o leite de magnésia e talcos com bicarbonato de sódio, isso provocará a morte das bactérias e também acabará com o mau cheiro nas axilas. 


http://www1.inca.gov.br/
http://mundoeducacao.bol.uol.com.br/


Métodos de Medição da Temperatura corporal

A Temperatura corporal Depende da Parte do Corpo Onde Ela É MEDIDA. A Medição geralmente E Feita na boca, Ouvido, ânus axilas UO. Nas Mulheres TAMBÉM PODE USAR-se a vagina. A mídia Temperatura Durante o dia em Adultos Saudáveis ​​E:
* Temperatura no ânus (retal ou), vagina Ouvido ou: em torno de 37,6 ° C.
* Temperatura na boca (oral): em torno de 36,8 ° C.
* NAS Temperatura axilas: em torno de 36,4 ° C.

A varia normais corporal Temperatura Um pouco de Pessoa Para Pessoa e da hora do dia. Desta forma, há Uma Faixa de Variação that normais E em torno de ± 0,7 ° C.


Algumas Doenças Que causam hipotermia São o hipotiroidismo, o trauma, a Infecção pulmonar, anormalidades hormonais, sepsia, lesão da medula espinal, Tóxicos Infecção, Periférica neuropatia, tumores cerebrais e Doenças endócrinas. Medicamentos psiquiátricos PODEM limitar a CAPACIDADE tremores do Corpo, Levando à hipotermia. Alguns tranquilizantes e sedativos TAMBÉM PODEM causar hipotermia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.