domingo, 22 de abril de 2012

ALIMENTAÇÃO COM MAIS CORES É MAIS COMPLETA EM VITAMINAS E MINERAIS - ALIMENTAÇÃO GUIA COM DICAS IMPORTANTES



 Uma alimentação mais completa vem da ingestão de alimentos de cores diferentes.
Exemplo: Alimentos com cinco cores diferentes ao dia: vermelho, laranja, roxo, verde e branco.
Frutas e vegetais fortemente matizados, ou seja, coloridos, oferecem uma vasta gama de vitaminas, minerais, fibras e substâncias fito químicas das quais o nosso corpo necessita para manter uma boa saúde e adequados níveis de energia, protegendo contra os efeitos da idade e reduzindo o risco doenças.

Além disso, a interação química entre alimentos de cores diferentes pode ajudar a obter melhores resultados. Em alguns casos, o efeito das substâncias é potencializado pela interação com outros compostos. Assim, aqueles que misturam vegetais de várias cores têm mais chance de tirar proveito de seus nutrientes.

Alimentos de cor branca ricos em B6 + Proteínas
Os alimentos da cor branca (palmito, couve-flor etc), por exemplo, devem ser consumidos junto com elementos proteicos, como as carnes, pois são ricos em vitamina B6, substância que ajuda o organismo a usar melhor a proteína.

Alimentos ricos em ferro + Vitamina C
Já os alimentos de cor verde, ricos em ferro, fazem uma boa combinação com os de cor laranja. Isso porque a vitamina C desses alimentos aumenta a absorção do ferro.

Vamos aos alimentos e suas cores:

Alimentos de cor verde

Vegetais folhosos, espinafre, pimentão, salsão e manjericão contêm vitamina A e clorofila.
      Substâncias com os seguintes efeitos:
·         1. Desintoxicam as células.
·         2. Inibem os radicais livres — substâncias que danificam as células e causam doenças com o passar do tempo.
·         3. Tem efeito anticancerígeno e ajudam a proteger o coração.
·         4. Protegem o cabelo e a pele.

-Mais alimentos verdes: abacate, abobrinha verde, acelga, almeirão, alface, azeitona verde, brócolis, cebolinha, coentro, couve, couve chinesa, couve de Bruxelas, chuchu, ervilha, jiló, kiwi, limão, maxixe, mostarda, pepino, pimentão verde, quiabo, repolho, salsa, uva verde e vagem.

Alimentos de cor amarela e laranja.
Possuem betacaroteno, vitamina B-3 e ácido cloro gênico, que evitam a formação de substâncias causadoras do câncer, que mantêm o sistema nervoso saudável e ajudam a proteger o coração.

- Laranja: abacaxi, abóbora, abiu, ameixa amarela, batata baroa, batata doce, batata inglesa, caju, carambola, caqui, cenoura, damasco, gengibre, laranja, mamão, manga, maracujá, mexerica, moranga, melão, milho, nectarina, pêssego, pimentão amarelo, sapoti e tangerina.

 Alimentos de cor vermelha .
Têm licopeno, substância que age como antioxidante. E antocianina que estimula a circulação sanguínea.
Recentemente foi apontado como um protetor eficaz contra o aparecimento de câncer de próstata.
Vermelho: acerola, cebola vermelha, cereja, ciriguela, goiaba vermelha, grapefruit, maçã, melancia, morango, pera vermelha, pimenta, pimentão vermelho, rabanete, romã, tomate e uva vermelha.


Alimentos de cor branca
São ricos em cálcio e potássio. Esses minerais são importantes para o funcionamento do organismo, pois contribuem na formação e manutenção dos ossos, na regulação dos batimentos cardíacos, e para o funcionamento do sistema nervoso e dos músculos.
      Os alimentos de cores brancas como o leite, queijo, couve-flor, batata, arroz, cogumelo e banana são as melhores fontes de cálcio e de potássio.
- Branco: aipim, aipo, alho, alho-poró, atemoya, aspargo, batata baroa branca, cará, cebola, endívia, graviola, inhame, mangostin, nabo, pera e pinha

Alimentos de cor marrom e bege
Aveia, nozes, castanhas e cereais integrais, possuem fibras e vitaminas do complexo B e E,
Tais substâncias e nutrientes têm importâncias vitais no organismo, pois melhoram o funcionamento do intestino, combatem a ansiedade, previnem o câncer e as doenças cardiovasculares.

Alimentos de cor roxa 

São ricos em ácido elágico e quercitina, que diminuem os riscos de ataques cardíacos, neutralizam as substâncias cancerígenas antes de invadirem o DNA, melhoram o aspecto da pele e retardam o envelhecimento.
- Roxo: alcachofra, almeirão roxo, alface roxa, alho roxo, ameixa preta, amora, azeitona preta, batata roxa, berinjela, beterraba, cebola roxa, figo roxo, framboesa, jaboticaba, jamelão, lichia, mirtilo, repolho roxo e uva roxa.

http://www2.uol.com.br/vyaestelar/nove_cores_da_dieta.htm
http://www.mulherdeclasse.com.br/significado_das_cores_dos_alimen.htm

Prof. Dra. Brigitte Olichon - Nutricionista da FMP Faculdade de Medicina de Petrópolis (FMP/FASE)-RJ
Guia traz dez novas regras para uma alimentação saudável Publicado em 6 de abr de 2015 Comer alimentos frescos, cozinhar sua própria comida e fazer suas refeições em companhia de amigos estão entre as dez novas regras para uma alimentação saudável, publicadas no Guia Alimentar para a População Brasileira, editado pelo Ministério da Saúde. O manual foi considerado o melhor do mundo na área de educação alimentação pelo Vox, principal jornal eletrônico dos Estados Unidos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.