domingo, 22 de abril de 2012

HOMEOSTASE - PH - HOMEOSTASE NA MTC - HOMEOSTASE OU HOMEOSTASIA PARA O OCIDENTE - Homeostase ácido-base - ALGUNS FATORES QUE INFLUENCIAM NA MANUTENÇÃO DO EQUILÍBRIO DOS FLUIDOS DO CORPO


O corpo humano é composto de vários sistemas e órgãos, cada um consistindo de milhões de células. Estas células necessitam de condições relativamente estáveis para funcionar efetivamente e contribuir para a sobrevivência do corpo como um todo. 

A manutenção de condições estáveis para suas células é uma função essencial do corpo humano, a qual os fisiologistas chamam de homeostase.


Homeostase ácido-base é a parte da homeostase humana que diz respeito ao equilíbrio adequado entre ácidos e bases, em outras palavras, o pH. O corpo é muito sensível ao seu nível de pH, então mecanismos fortes existem para mantê-lo. Fora da faixa aceitável de pH, as proteínas são desnaturadas e digeridas, as enzimas perdem sua capacidade de funcionar, e as doenças acontecem morte pode ocorrer. veja a importância de mantermos nosso pH equilibrado. Um dos objetivos do GFU. - Nestes links tem mais sobre o PH :http://gfugeradordefrequencia.blogspot.com.br/search?q=ph

Segundo a Enciclopédia Larousse temos por definição Homeostase (ou Homeostasia) é a propriedade de um sistema aberto, seres vivos especialmente, de regular o seu ambiente interno de modo a manter uma condição estável, mediante múltiplos ajustes de equilíbrio dinâmico controlados por mecanismos de regulação inter-relacionados.

O termo foi cunhado em 1932 por Walter Bradford Cannon a partir do grego homeo similar ou igual, stasis estático. Princípio geral de regulação do organismo, restabelecendo seus valores por compensação em caos de modificação com o meio exterior.

HOMEOSTASE NA MTC

O primeiro capítulo do livro de Acupuntura e Medicina Chinesa mencionava que para manter a Homeostase do corpo, o individuo deve manter a mente calma, exercícios físicos adequados, respiração suave e lenta e alimentação regrada, ou seja, nada de excesso no dia-a-dia. 
Passaram tantos séculos e essas recomendações continuam válidas. Comumente são repetidas, em palestras ou nos livros de auto-ajuda escritos pelos especialistas, as teorias que alertam como proteger o organismo do estímulo estressante. Apesar de ser conhecido como um dos males do século, o estresse é um termo adaptado ao conceito de doenças psicossomáticas causadas pelos distúrbios emocionais, e foi descrito pelos antigos médicos na China, há mais de três mil anos. ( Jing Pai 2008) (AUTEROCHE1992)
Para Maciocia (1996 e 2007), a atividade mental é o aspecto mais importante da mente e é afetada por excesso de pensamento ou por tensão emocional excessiva. Conclui-se então que as medidas mais importantes para se evitar problemas emocionais e mentais consiste em conter a atividade mental e evitar tensão emocional. “conter a atividade mental”não significa apenas evitar  excesso de trabalho mental, mas também evitar o pensamento forçado. Esses conceitos são internamente influenciados pelas idéias Taoistas de  “nutrição da vida”, isto é, acalmar a mente e impedir pensamentos perturbadores.
…deve-se viver a vida calma com poucos desejos, assim pode-se preservar o Qi e proteger a mente, a fim de se evitar a doença. Portanto, se as emoções forem ausentes e o desejo for controlado, o coração fica em paz e não há medo. (simple questions, p.3)
Portanto, a fim de atingir a Mente tranquila, o antigo Taoista sabiamente defende 3 atitudes básicas:1. Evitar o pensamento excessivo;2. Evitar o desejo excessivo;3. Evitar o pensamento obsessivo.

Segundo Guyton, O termo Homeostasia é usado pelos fisiologistas para significar manutenção de condições estáticas ou  constantes no meio interno.

Todos os órgãos e tecidos realizam funções que recorrem para manter essas condições constantes. HOMEOSTASE ou HOMEOSTASIA
s.f. Fisiologia. Tendência de os organismos vivos manterem constantes seus parâmetros biológicos ante modificações do meio exterior.

COMO É REGULADO O MEIO INTERNO ?
O meio interno estável é regulado por processos corporais como: 
a respiração, 
a circulação e
o equilíbrio dos líquidos do corpo.
O sistema nervoso e os hormônios do sistema endócrino influenciam grandemente a homeostase.Todos os seres vivos mantêm certo equilíbrio de condições internas.

ALGUNS FATORES QUE INFLUENCIAM NA MANUTENÇÃO DO EQUILÍBRIO DOS FLUIDOS DO CORPO
capacidade de sustentar a vida dos fluidos do corpo humano é afetada por todo um leque de fatores:
- Temperatura,
 - A salinidade,
- O pH,
- As concentrações de nutrientes, como a glicose,
- Vários íons,
- Oxigênio, e
 - Resíduos, como o dióxido de carbono e a ureia.

Regulação térmica:
Os músculos esqueléticos tremem para produzir calor quando a temperatura corporal é muito baixa;
 Outra forma de gerar calor envolve o metabolismo de gordura;
O suor arrefece o corpo por evaporação.
Regulação química:
O pâncreas produz insulina e glucagon para regular a concentração de açúcar no sangue;
Os pulmões absorvem oxigênio e expelem dióxido de carbono;
Os rins excretam ureia e regulam as concentrações de água e de uma grande variedade de íons.
Muitos destes órgãos são controlados por hormonas segregadas pela glândula pituitária, cuja ação é por sua vez regulada pelo hipotálamo.

MAIS SOBRE EM: http://www.psicoshen.com.br/?p=163

Sonia Donizete dos Santos Barbon  -  Psicóloga  CRP 06-54020
Especialista em: Psicologia Comportamental Cognitiva
Medicina tradicional Chinesa

Juliana Cristina Barbon Gonçalves – Psicóloga  CRP 06-81910
Especialista em: Psicologia Comportamental Cognitiva
Medicina Tradicional Chinesa

REFERENCIA BIBLIOGRAFICA


AUTEROCHE, B. NAVAILH, P. O diagnóstico na Medicina Chinesa. São Paulo: Andrei 1992.
BALLONE, José Geraldo, ORTOLANI, Ida Vani, NETO, Eurico Pereira. Da Emoção à lesão – um guia de medicina psicossomática. São Paulo: Manole, 2007, 2ª ed. Pág. 59-64
Barbosa, Gorge Souza. “Questionário do índice de resiliência: Adultos – Reivich – Shatté / Barbosa” [tese]. São Paulo: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. 2006.
Belloch, B., Sandín, B., & Ramos, F. (1995). Manual de Psicopatologia. Madrid: Mc Gram Hill.
Borràs, X. F. (1995). Psiconeuroinmunología: efectos del estrés psicológico sobre la función inmune en sujetos humanos sanos. Ansiedad y Estrés, 1, 21-35.
Larousse cultura n12  1998 p 3012
Grotberg, E. (1995). A guide to promoting resiliense in children: strengthening the human spirit. The International Resilience Project: Bernard Van Leer Foundation.
Grotberg, E. (2005). Novas Tendências em Resiliência. Em: A. Melillo & E. N. S. Ojeda (Org.). Resiliência: descobrindo as próprias fortalezas (p.15-22). Porto Alegre: Artes Médicas.
Kotliarenco, M. A, Cáceres, I., & Fontecilla, M. (1997). Estados de Arte en Resiliencia. Organización Panamericana de la Salud, Organización Mundial de la Salud.
MACIOCIA, Giovanni. Os Fundamentos da Medicina Chinesa 2 ed. São Paulo: 2007.
Maciocia Giovanni “A prática da medicina chinesa”. São Paulo : Roca 1 edição,1996.
Pai, Hong Jing “Conheça mais sobre o estresse e saiba como a acupuntura pode te ajudar a se livrar dele!!  disponível em: <http://www.exercitandosaude.com.br/corbem.php?link=3&dep=5>  Acesso em 01/12/08
Pinheiro, D. P. N. (2004). A Resiliência em Discussão. Revista Psicologia em Estudo, 9, 67-75.
Yunes, Maria Angela Mattar. Psicologia positiva e Resiliencia: O foco no individuo e na família Psicologia em Estudi, Maringá, v.8.esp.,p.75-84,2003
Soares, José Luis. Biologia no terceiro miliênio 1edição 1 impressão. São Paulo Editora Scipione 1999.
WANG, Bing. Dinastia Yang. Princípio da medicina interna do Imperador Amarelo: tradução José Ricardo Amaral de Souza Cruz. São Paulo : Ícone, 2001.
YAMAMURA, Ysao Acupuntura Tradicional: a arte de inserir- 2.ed. ver.e ampl-São Paulo: Roca, 2001.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.