domingo, 22 de abril de 2012

DEPRESSÃO PELA MTC -Medicina Tradicional Chinesa - Depressão e Metafísica - Depressão e bactérias - Depressão e a falta de sais minerais

DEPRESSÃO PELA MEDICINA TRADICIONAL CHINESA 

Atualmente existe uma tendência de se medicar qualquer manifestação emocional. Pelas pesquisas sabemos que a maioria dos sintomas ditos como emocionais vem de um desequilíbrio do SER como um Todo. A Acidose causa MUITOS dos sintomas emocionais. Se quiser aprofundar em 
http://gfugeradordefrequencia.blogspot.com.br/search?q=acidose tem um artigo para que você possa avaliar qual seu nível de acidose 

O que vem a ser a depressão?

 Emocionalmente somos instáveis, uns dia temos um pouco mais de animo que outros, as vezes estamos mais eufóricos ou tristes que em outras situações, enfim nossa existência não é um evento programável e controlável, como alguns tentam divulgar.

 O mito da pílula da felicidade já caiu por terra, sabemos que é necessário uma vida harmoniosa e equilibrada para que possamos ser saudáveis. Como diz a Dra. Hulda. SER saudável é acordar FELIZ !

O ser-humano ao vivenciar momentos impactantes ou difíceis pode apresentar sintomas depressivos, que muitas vezes são parte de um evento existencial que promove a reestruturação mental e comportamental, principalmente quando a realidade não corresponde as suas expectativas.

A mulher pode apresentar algum sintoma depressivo no pós-parto ou na menopausa. 

Outra possibilidade é a idealização de determinadas situações, a ambição ou desejos incompatíveis com as possibilidades. Isso pode causar algum tipo de depressão. 

Nas fases de transição, tais como adolescência, maturidade e envelhecimento pode aparecer alguma sintomatologia depressiva. 

Situações de perda muitas vezes culminam com algum sintoma depressivo.

Tais exemplos não significam necessariamente doença e sim uma manifestação emocional de algum desconforto ou como se diz em na METAFÍSICA - TODO DESCONFORTO É UM SINAL DO NOSSO CORPO de repente nos mostrando a necessidade de nos cuidarmos melhor, de olharmos para nós, de conhecermos e RE conhecermos nossos sintomas melhorando assim nossa vida, nossa alimentação, nosso estilo de vida ...

Portanto, vivenciar tais situações fortalece, ajuda amadurecer e promove mudanças para uma vida mais saudável .

A integralidade da pessoa é um ponto muito importante para a Medicina Tradicional Chinesa, e a busca pelo equilíbrio físico, psicológico, espiritual e energético sempre voltados para a harmonia. Como estamos aqui com foco no Equilíbrio do SER como um TODO  vale colocar a importância da  Eletroterapia - GFU  em conjunto com os estudos da Medicina Chinesa
 http://gfugeradordefrequencia.blogspot.com.br/

SOMOS UM TODO E NOSSOS SISTEMAS TRABALHAM TODOS JUNTOS - UM EM DESEQUILÍBRIO SOBRECARREGA OS DEMAIS.

Segundo a teoria dos Cinco Elementos a tristeza, sentimento característico da depressão, relaciona-se ao elemento Metal, debilitando diretamente ao Zang pulmão, com isto desabrigando a alma corpórea fator causal da confusão e apatia. 

Porém, os sentimentos relacionados aos Cinco Elementos podem estar ligados aos sintomas da depressão.

Além desses dados colocados acima, devemos considerar  os desequilíbrios energéticos e suas causas. Faço esse trabalho a mais de 25 anos - Consulta voltada para a pesquisa das causas. - Analisando também os hábitos alimentares ( a alimentação a base de alimentos ricos em calorias e de pouco valor nutritivo favorece a ocorrência da depressão). Avaliar os costumes, rotina, bactérias no organismo que causam a depressão, contato com fontes poluentes, vida social, contato com Poluições diversas, entre outros. Para aqueles que se interessarem em fazer um estudo mais detalhado entre em contato com helofontoura@hotmail.com para marcar uma consulta. .

Para a Medicina Tradicional Chinesa a depressão é entendida como uma baixa geral de energia circulante pelo organismo. Mesma visão da Eletroterapia.

Vejamos como a depressão pode se manifestar em cada um dos cinco elementos: Interessante esse estudo porque faz uma ligação com o corpo e com as emções.

• Depressão em Madeira:
O Fígado e a Vesícula Biliar são os acoplados deste elemento, e a emoção relacionada é a reatividade. Quando a energia de Madeira flui em harmonia possibilita ao indivíduo as capacidades de planejamento, imaginação, criação e paciência.

O desequilíbrio em Madeira ocasiona a sensação de fracasso, a perda da motivação, a falta de objetivos, favorecendo a intolerância, o mau humor, a ira, a raiva contida, o ressentimento, a frustração, a indignação, a amargura, a irritação, sentimentos fortes e incontroláveis de frustração e apatia. O fígado, a bílis...a acidez...a raiva ...

 Fisicamente pode ocorrer cansaço prolongado, enxaquecas, enrijecimento de músculos e tendões. Na Eletroterapia colocamos como excesso de toxinas no fígado gerando o desequilíbrio. Colocando link para quem quiser aprofundar.
http://gfugeradordefrequencia.blogspot.com.br/search?q=f%C3%ADgado


• Depressão em Fogo:
O Coração e o Intestino Delgado são os Zang-Fu acoplados deste elemento, e a emoção a eles relacionada é a alegria.

O Fogo em equilíbrio proporciona bons pensamentos, bons sentimentos, facilidade de comunicação e alegria de viver.

O indivíduo depressivo em Fogo, geralmente terá problemas afetivos ligados a rejeição e desapontamentos pessoais, a falta de alegria de viver e de inspiração, a pouco entusiasmo e a falta de interesse diante das circunstâncias vivenciadas. Fisicamente pode ocorrer má circulação, má digestão, sensação de frio e/ou calor, confusões de emoções e pensamentos.

A alegria em excesso causa euforia que dispersa o Qi (energia) do Coração tornando o indivíduo confuso e desorientado resultando em palidez, apatia, falta de vitalidade e alegria de viver.

Se os níveis de excitação forem excessivos podem provocar ansiedade que ascende o Fogo hiper estimulando a mente e desequilibrando o Qi do Coração.

A depressão em Fogo podem fazer com que os desejos não satisfeitos causem a frustração que dispersará
o Qi afetando a energia do Coração. Na Eletroterapia temos o REEQUILIBRANDO E REVITALIZANDO. 


• Depressão em Terra:
Baço-Pâncreas e Estômago são os acoplados deste elemento, e a emoção correspondente é a reflexão

Quando em desequilíbrio decorrente da depressão, observamos alteração do pensamento, transformado em paranoia, mudança na capacidade de reflexão, passando a ter idéias fixas, comportamentos obsessivos, seguidos de melancolia e falta de vitalidade. Fisicamente podem ocorrer alterações no peso (ganho ou perda), alteração dos ciclos alimentares e menstruais, problemas circulatórios, respiratórios ou intestinais. Olha aí a criação do Diabetes. Um intestino com bactérias ... a Disbiose ... O excesso de sensibilidade afetando o Baço Pâncreas ...

A reflexão desequilibrada gera preocupação, que provoca alteração do apetite, desconforto abdominal, comprometendo a concentração e a memória, causando pensamentos ruminantes e não criativos.


• Depressão em Metal:
Pulmão e Intestino Grosso são os acoplados deste elemento, e a emoção correspondente é a tristeza. Pulmão. Lembrei agora de um estudo de Metafísica que coloca " Não tô gostando desse ar que estou respirando ". Ou seja da vida que estou levando, do lugar, das pessoas que me rodeiam 

As causas depressivas decorrem de perdas materiais, sensação de falta de proteção em relação a aspectos físicos e materiais, não aceitação do inevitável (morte ou perda material), pessimismo, nostalgia, melancolia e fragilidade emocional, apresentando choro freqüente, ferindo assim o Qi do Pulmão. 

Fisicamente o ritmo respiratório torna-se descontrolado, apresenta indisposição generalizada, diarreia ou prisão de ventre, problemas de garganta e esôfago. Alguns dos sintomas das síndromes de pânico.

A preocupação gera ansiedade e tristeza que vem a provocar deficiência de Qi do Pulmão, que nas mulheres, muitas vezes causa deficiência de Xue (sangue) e amenorreia.

O esgotamento do Qi do Pulmão pode também esgotar o Yin do Fígado gerando depressão e incapacidade de planejar a vida. TUDO SEMPRE INTERLIGADO.  Quantas emoções que vem apenas de um desequilíbrio sendo tratadas com tanto medicamento ... 


• Depressão em Água:
O Rim e a Bexiga são os Zang-Fu deste elemento e a emoção causada é o medo.

A ansiedade é necessária a sobrevivência e a manutenção da espécie humana. Em desequilíbrio a ansiedade dá lugar ao medo.

Quando em depressão, o medo contamina todo Xen (mente) impedindo o raciocínio, acabando com a sensação de bem-estar; causando fobias, apatia, baixa auto-estima, isolamento social e familiar e bloqueios emocionais. Fisicamente aparece palpitação, insônia, boca seca e transpiração noturna.

Por fim, segundo a Medicina Tradicional Chinesa o tratamento da depressão consiste no equilíbrio do Qi (energia) elementos através dos meridianos, tratando suas possíveis estagnações, excessos ou deficiências e trabalhando fatores relacionados aos hábitos alimentares e psicossociais que favorecem os desequilíbrios apresentados. Na Eletroterapia o foco é a limpeza sanguínea, aumento da oxigenação celular, limpeza dos órgãos e sistemas se reequilibrando. Em conjunto com a MTC, com a acupuntura, ou aplicação do GFU nos meridianos de forma correta esse processo se torna mais rápido.  

A Acupuntura é um instrumento da Medicina Tradicional Chinesa muito poderoso no tratamento das depressões e sem efeitos colaterais, sendo reconhecido pela Organização Mundial de Saúde e com resultados surpreendentes para a comunidade científica ocidental.
http://rafaelmarmo.blogspot.com.br/search/label/Medicina%20Tradicional%20Chinesa%20-%20Acupuntura
http://gfugeradordefrequencia.blogspot.com.br/
http://saudavelfeliz.blogspot.com/
http://mineraisnaturais.blogspot.com/
Pesquisas de Metafísica da Saúde
Conhecimentos adquiridos por vivências e pelo trabalho que realizo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.