domingo, 29 de abril de 2012

Nitrito e o Câncer - PRODUTOS EMBUTIDOS - NITRITO - Nitrosaminas - EMBUTIDOS ROSA - Exame de urina – o que são leucócitos, nitritos e hemoglobina.

Atualizado em 23.04
O nitrito é um corante que dá a cor rosa para os frios, O nitrito causa câncer. Nos laboratórios para estudarem sobre o câncer usam o nitrito. Atentem!!!
 De acordo com um estudo feito pelo National Cancer Institute, em Maryland, nos Estados Unidos. Comer grandes quantidades de carnes vermelhas processadas, como salsicha, pepperoni e salame, pode aumentar o risco de desenvolver câncer de bexiga.

NITRITOS – NITRATOS - NITROSAMINA
Estudos afirmam que nitritos e nitratos ao serem aquecidos em altas temperaturas convertem-se em um produto cancerígeno chamado de nitrosaminas.

 O governo dos Estados Unidos estabeleceu limites na quantidade de nitritos utilizados em produtos a base de carne para diminuir os riscos de cancro na população. Há também leis obrigando à adição de  ácido ascórbico  e isômeros a carnes para inibir a produção de nitritos.

Desde então a indústria busca reduzir as quantidades destes compostos nos alimentos e usado ácido ascórbico - Ácido ascórbico (vitamina C) ou compostos similares (eritorbato) são adicionados ao bacon, preservando carnes e salsichas conservadas para reduzir a formação de nitrosaminas nesses alimentos.


A legislação brasileira vigente prevê limites máximos de 0,015 g/100 g e 0,03 g/100 g, respectivamente para nitrito e nitrato de sódio, para carnes e produtos cárneos, denominados estes produtos como conservantes.

Nitrosamina

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Nitrosaminas são compostos químicos cancerígenos de estrutura química R2N-N=O. Nitrosaminas são produzidas a partir de nitritos e aminas. A sua formação pode ocorrer apenas sob certas condições, incluindo condições fortemente ácidas tais como a do interior do estômago humano.
O nitrito forma ácido nitroso (HNO2), que se decompõem no cátion nitrosil (N=O+) e no ânion hidroxil (OH-). O cátion nitrosil então reage com a amina produzindo nitrosamina.
Nitrosaminas são encontradas em diversos gêneros alimentícios, especialmente cerveja, peixes e seus derivados, e nos derivados da carne e do queijo preservados com conservantes de sal de nitrito (ver nitrito de sódio). Eles são formados quando a proteínas da comida reagem com os sais de nitrito no estômago. 
  Nitrosaminas podem ser produzidas no ser humano e em outros mamíferos sob condições ácidas existentes no estômago pela reação do nitrito e aminas secundárias, compostos que são encontrados em remédios, substâncias químicas industriais e agrícolas. 



Por exemplo, os nitritos e nitratos usados para conservar alguns tipos de alimentos, como picles, salsichas e outros embutidos e alguns tipos de enlatados, transformam-se em nitrosaminas no estômago. As nitrosaminas são conhecidas como cancerígenos esofágicos desde 1967. A transformação no organismo é feita por uma proteína descoberta recentemente. O gene responsável pela produção desta proteína é o CYP2A6.

Evitar o consumo de carne processada, uma vez que que contêm um alto teor de nitritos. Os nitritos e as nitrosaminas (também presentes em carne ou peixe curados, defumados ou adicionados de pickles), são carcinógenos para o homem. Os indivíduos que consomem regularmente este tipo de alimentos, ricos em nitrosaminas, estão também mais susceptíveis ao risco de câncer gástrico, esofágico, nasofaríngeo ou cerebral.

O Food and Drug Administration (FDA), órgão que fiscaliza alimentos e medicamentos nos Estados Unidos, estabeleceu um índice de 10 microgramas de N-nitrosaminas por quilo de carne curada.

Os nitratos, embora de toxicidade baixa, são fontes de nitritos, que podem causar a metemoglobinemia, problema que prejudica o transporte do oxigênio através das hemoglobinas.

“As N-nitrosaminas normalmente se formam durante o preparo dos alimentos ou no organismo humano, no estômago, por ocasião da digestão dos alimentos.

 Embora sejam encontradas em pequenas quantidades, elas são potencialmente carcinogênicas. 

Estudos realizados com animais de laboratório comprovaram essa propriedade. Apesar de não existirem pesquisas conclusivas sobre o efeito das N-nitrosaminas em seres humanos, é legítimo imaginar que estes também podem ser afetados negativamente por essas substâncias”, pondera o professor Felix.

NÍVEIS ELEVADOS DE NITRATO NOS VEGETAIS
A presença de níveis elevados de nitrato nos vegetais ocorre, de acordo com os docentes da FEA e do IQ, por causa do uso exagerado de fertilizantes, que contêm a substância em sua fórmula. Embora alguns vegetais possuam naturalmente substâncias capazes de inibir a formação endógena de N-nitrosaminas no organismo humano, ainda não é possível saber o que o consumo exagerado de nitrato através dos vegetais pode significar para a saúde.

NITRATO NA SALIVA
Na saliva, o nitrato, assim como outros ânions, aparece em concentrações maiores do que as encontradas no sangue. Os nitratos podem ser reduzidos a nitritos por micro organismos e  por ação de bactérias presentes na cavidade oral, (Bartsch et al., 1989, Calmels et al., 1985, 1987). 



Exame de urina – o que são leucócitos, nitritos e hemoglobina.


O exame de urina é um método muito utilizado na identificação de vários tipos de problemas de saúde, entre eles infecções urinárias, diabetes, insuficiência renal, gota e outras.

 Veja o que são os leucócitos, nitritos e a hemoglobina, três dos principais aspectos analisados em exames de urina comuns:

 Leucócitos –  são os glóbulos brancos, nossas células de defesa. A presença de leucócitos na urina costuma indicar que há alguma inflamação nas vias urinárias.
   Geralmente sugere infecção urinária, porém pode estar presente em várias outras situações, como traumas, uso de substâncias irritantes ou qualquer outra inflamação não causada por um agente infeccioso.

Como também são células, os leucócitos podem ser contados na sedimentoscopia.

Valores normais estão abaixo dos 10.000 células por mL ou 5 células por campo. No exame pode aparecer como “esterase leucocitária”, o normal é estar negativo.

 Nitritos – a urina é rica em nitratos. A presença de bactérias na urina transforma esses nitratos em nitritos.
  Portanto, fita com nitrito positivo pode ser um sinal de bactérias.

 Nem todas as bactérias têm a competência de metabolizar o nitrato, por isso, o exame de urina com nitrito negativo não descarta a infecção urinária.

 A presença de hemácias, associado a leucócitos e nitritos positivos podem significar infecção urinária.

Alguns laboratórios fornecem o resultado como Griess positivo ou Griess negativo, que é igual a nitrito positivo ou nitrito negativo, respectivamente.

 Hemoglobina na urina – é também conhecida por hemácia, ou seja, os glóbulos vermelhos. O normal é que elas são sejam encontradas na urina. Os valores normais são descritos de duas maneiras, menos que 3 a 5 hemácias por campo ou menos que 10.000 células por ml. A presença de sangue na urina pode ocorrer por diversas doenças, como infecções, pedras nos rins e doenças renais graves. Um resultado falso positivo pode acontecer nas mulheres que colhem urina enquanto estão no período menstrual.


http://pt.wikipedia.org/wiki/Nitrosamina
Profª Drª Ana Lucia Rodrigues
Profª. Luci Tojal e Seara
http://lucitojal.blogspot.com.br/2010/04/conservacao-das-carnes.html




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.