segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

Aminoácidos - aminoácidos essenciais - Aminoácidos não essenciais - Arginina





Aminoácidos:
Um aminoácido é uma molécula orgânica formada por átomos de carbono, hidrogênio, oxigênio, e nitrogênio unidos entre sí de maneira característica.
Para que as células possam produzir sua proteínas, elas precisam de aminoácidos, que podem ser obtidos a partir da alimentação ou serem fabricados pelo próprio organismo.

Aminoácidos não-essenciais são aqueles os quais o corpo humano pode sintetizar. São eles:
ácido glutâmico.

Os aminoácidos essenciais são aqueles que não podem ser produzidos pelo corpo humano. Dessa forma, são somente adquiridos pela ingestão de alimentos, vegetais ou animais. São eles:
 valina.


AMINOÁCIDOS ESSENCIAIS – Adquiridos pela ingestão de Alimentos

A Arginina é um dos aminoácidos codificados pelo código genético, sendo portanto um dos componentes das proteínas dos seres vivos. Em mamíferos, a arginina pode ou não ser considerada como aminoácido essencial, dependendo do estágio do desenvolvimento do indivíduo ou do seu estado de saúde.

Além de fazer parte de proteínas, a arginina tem papéis importantes na
divisão celular, na cicatrização de feridas, na remoção de amônia do corpo, no sistema imunológico e na produção de hormonios (Podemos aqui citar como exemplo o hormonio insulina, que controla a razão e a maneira pela qual a glicose é utilizada pelo corpo. Outros hormonios incluem os sexuais, os cortiscosteróides, a adrenalina, a tiroxina, e o hormonio do crescimento)

A síntese da arginina ocorre principalmente no eixo intestinal-renal. Células do epitélio do intestino delgado produzem citrulina; células dos túbulos proximais nos rins extraem a citrulina da circulação sanguínea e convertem-na a arginina, sendo esta retornada à circulação. Consequentemente, uma situação patológica que resulte numa diminuição da função renal ou intestinal pode potencialmente reduzir a síntese de arginina, aumentando a necessidade de absorção deste aminoácido pela dieta.

A arginina pode ser encontrada em alimentos genericamente ricos em proteínas, como a carne, peixe e produtos lacticínios. Alguns alimentos ricos em arginina incluem chocolate, amendoins e nozes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.