terça-feira, 8 de março de 2011

FERRO em EXCESSO - Ferratina - FERRO em EXCESSO SINTOMAS

Excesso de FERRO:
 As carnes são alimentos ricos no nutriente. Alimentos como os pães, bolos e biscoitos, que utilizam os farináceos, também contribuem para aumentar o teor de ferro da dieta. 

 Esse prejuízo às moléculas acontece porque o ferro atua nas reações químicas de formação dos radicais livres. Por isso, quanto maior a presença de ferro, mais substância o organismo tem para catalisar esse processo. Por conseqüência, também eleva os radicais livres.

Como é difícil mensurar os radicais no organismo, a solução acaba sendo avaliar seus estragos em lipídios, proteínas e DNA, seus principais alvos. “Com o dano, essas moléculas perdem a função”, explica a pesquisadora.

Os estudos têm mostrado uma relação entre o aumento de radicais livres e a maioria das doenças crônicas. Também já foi comprovado que os lipídios danificados podem resultar em doenças cardiovasculares, pois eles se ligam à parede dos vasos sanguíneos e geram inflamações que favorecem a formação de placas nesses locais. 



Como não há um limite máximo de adição de ferro estabelecido na legislação, e no intuito de evitar multas, as empresas exageram na fortificação de ferro para que, ao final do prazo de validade, os alimentos ainda conservem a margem mínima de 4,2 miligramas por 100g de farinha. 

O estudo analisou três exemplares dos alimentos com ferro mais consumidos pela população estudada. Foram escolhidas unidades das marcas mais vendidas, em seis supermercados de Brasília. Todos os valores se referem a mg de ferro por 100g do alimento.

Texto: Fabiana Vasconcelos
Fonte: Secretaria de Comunicação da UnB
Publicado em: 21/11/2008 -http://www.saudeemmovimento.com.br/reportagem/noticia_frame.asp?cod_noticia=2788

O excesso de ferro no sangue pode ser bastante prejudicial a saúde, provocando doenças cardíacas, câncer, diabetes e artrites. Os principais sintomas do excesso de ferro no organismo são:

     Cansaço;
     Fraqueza;
     Impotência;
     Dor abdominal;
     Perda de peso;
     Dor nas articulações;
     Quedas de cabelo;
     Alterações nos ciclos menstruais;
     Arritmias;
     Inchaços;
     Atrofia testicular;

Quando o excesso ocorre após os 40 anos, podem surgir: lesões hepáticas e deficiência de testosterona. O acumulo de ferro no organismo pode gerar ainda o envelhecimento precoce devido ao acumulo de radicais livres nas células.

Pode-se observar o excesso de ferro no organismo observando-se os valores da ferritina no hemograma simples. Este exame deve ser realizado anualmente pela população em geral, e duas vezes ao ano por que sofre de hemocromatose, uma doença genética que altera a absorção de ferro no intestino, ou possui casos como este na família.

O tratamento para o excesso de ferro no organismo consiste em alterar hábitos alimentares, e fazer uma doação de sangue, por exemplo. Por vezes, indica-se a toma de aminoácidos.
Confira uma lista com alguns alimentos ricos em ferro por 100g de alimento:

    Costelas de porco 3 mg; vitela 3,6mg; cordeiro 2,2 mg; fígado de vitela 10.6 mg ; farinha de peixe 41 mg ; mexilhão cozido 6 mg;
    Rim; coração; gema do ovo de galinha 5,87 mg;
    Pão de cevada 6,5 mg; pães integrais e enriquecidos; cereais; aveia crua 4,5 mg;
    Salsa 3,1 mg; grão-de-bico cozido 1,4 mg; ervilha cozida 1,9 mg; lentilha cozida 2,44 mg; agrião 2,6 mg; beterraba crua 2,5 mg;
    Grãos integrais ou enriquecidos; nozes; castanhas; feijão vermelho 7.1 mg; frutas secas;
    Melado de cana-de-açúcar; rapadura; açúcar mascavo 4,2 mg;
    Paprica 8,7 mg;
    chocolate meio amargo 4.4 mg.
Necessidade diária de Ferro (RDA de Ferro)

A quantidade ideal de ferro a ser consumida diáriamente é:

    Bebês: 7-12 meses: 11 mg;
    Crianças 1-3 anos: 7 mg;
    Crianças 4-8 anos: 10 mg;
    Meninos e meninas 9-13 anos: 8 mg;
    Meninos 14-18 anos: 11 mg;
    Meninas 14-18 anos: 15 mg;
    Homens >19 anos: 8 mg;
    Mulheres 19-50 anos:18 mg;
    Mulheres > 50 anos: 8 mg;
    Gravidas: 27 mg;
    Nutrizes: < 18 anos: 10 mg (durante amamentação)
    Nutrizes> 19 anos: 9 mg.

Fonte: National Academy of Sciences; Dietary reference Intake for Iron.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.